RESTAURAÇÕES PROVISÓRIAS: DÚVIDAS FREQUENTES

  • Posso fazer direto a peça e ficar sem o provisório?

Não. Qualquer tipo de tratamento protético exige uma restauração provisória previamente à confecção da prótese definitiva. Esta etapa é imprescindível para o sucesso do tratamento.

  • Para que serve o provisório se depois ele será descartado?

Entre as funções das próteses provisórias estão: proteção pulpar e periodontal, estética, auxílio na mastigação, na fala e no reestabelecimento do padrão oclusal.

  • Quanto tempo posso ficar com o provisório?

O ideal é ficar com o provisório o menor tempo possível, ou seja, só o tempo em que o trabalho definitivo está sendo confeccionado (exceto em casos ortodônticos e periodontais). As restaurações são feitas de acrílico, um material de caráter temporário, que favorece a instalação de placa bacteriana, cárie, inflamação gengival, sofre alteração de cor e aparecimento de mau cheiro. Por isso, seu uso prolongado não é aconselhável.

  • As restaurações provisórias pode soltar?

Sim. Tais restaurações são fixadas ao dente com um cimento temporário, já que nas sessões de confecção do trabalho definitivo, o dentista precisa retirá-la para executar os procedimentos necessários.

  • Como posso evitar isto?

Esta situação pode ser evitada seguindo todas as orientações de alimentação dadas pelo seu dentista, principalmente em relação à restrição de chicletes e balas, pois podem colar no provisório e deslocá-lo. Cuidados durante a higienização também são necessários. Ao passar o fio dental, por exemplo, é importante puxá-lo para frente e nunca para baixo ou para cima.

  • Se o provisório soltar, o que devo fazer?

Caso isto ocorra, ele deve ser guardado em um local seguro e o dentista deve ser contatado para a marcação de um novo horário.

  • O provisório pode quebrar?

Sim. O acrílico é um material que foi feito para ficar pouco tempo na boca (só o tempo para que o trabalho definitivo seja confeccionado). Durante este período, alimentos muito duros (pipoca, torresmo, amendoim, castanhas…) devem ser evitados.

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing