O bruxismo é uma atividade repetitiva da musculatura mastigatória, que se caracteriza por ranger e/ou apertar os dentes. Possui duas manifestações circadianas: uma que ocorre durante o sono, denominada bruxismo do sono, e outra que ocorre durante o dia,o bruxismo em vigília.

Diversos problemas dentários podem ser atribuídos ao bruxismo,tais como:desgaste dentário,lesão ao osso e gengiva,fratura de dentes e restaurações,falha de implantes,dores de cabeça e dos nos músculos da mastigação.

Recentes avanços mostram que o bruxismo é causado por níveis elevados de atividade dos músculos mastigatórios, indicando que a redução desta atividade,induzida pela toxina botulínica, é benéfica. A toxina induz o relaxamento muscular de forma reversível por até seis meses,além de possuir um efeito analgésico que auxilia na melhora das dores crônicas.

Trata-se também de uma alternativa eficaz para os indivíduos que tiveram resposta negativa ou são contraindicados ao tratamento com outras modalidades terapêuticas (placas, terapia comportamental e medicação).

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing