DTM: saiba mais sobre essa desordem

As disfunções temporomandibulares (DTM) são problemas clínicos que acometem as articulações temporomandibulares (ATM) e a musculatura mastigatória. Essas desordens podem causar dor, dificuldade de abrir ou fechar a boca, zumbidos, estalos, dentre outros sintomas.

Suas causas são diversas, mas derivam, principalmente, de problemas musculares, articulares ou como consequência de outras doenças.

O que é a articulação temporomandibular?

A articulação temporomandibular faz a ligadura da mandíbula ao osso do crânio. É ela que permite os movimentos de abertura, fechamento, lateralidade e protrusão da nossa boca. Consequentemente, a nossa mastigação, fala e mordida, também.

As ATMs estão saudáveis quando se movimentam bem, não apresentam dor, nem ruídos ou barulhos.

Entenda melhor as DTMs

O sistema estomatognático é constituído por um conjunto de tecidos e órgãos que compreendem ossos da face, articulações, dentes, músculos, glândulas, sistema vascular, linfático e nervoso da cabeça e do pescoço. Quando uma parte deste sistema funciona de maneira errada, em desequilíbrio, os indivíduos podem desenvolver as DTMs.

As disfunções temporomandibulares podem ser subdivididas em grupos: as que têm origem articular, aquelas de origem muscular ou ainda as que têm origem muscular e articular juntas.

Causas das disfunções temporomandibulares

As causas dos distúrbios de ATM são multifatoriais e, na maioria dos casos, desconhecidas. Assim, traumas na mandíbula, bruxismo, idade avançada e outros podem contribuir no desenvolvimento deste tipo de disfunção.

Alguns dos fatores contribuintes para tais patologias são: artrite na articulação temporomandibular, danos na articulação (por impacto ou idade), bruxismo, estresse e tensão, fatores neuromusculares e outros.

Sintomas dos distúrbios da ATM

Os principais sintomas são a dor intensa e o desconforto, que podem ser temporários ou até mesmo perdurarem por anos. Uma pessoa acometida por alguma disfunção temporomandibular sofrerá de dores e sensibilidade nas áreas do rosto, da articulação temporomandibular, pescoço, ao redor das orelhas ao falarem, mastigarem ou abrirem a boca, e em toda a região orofacial.

Também fazem parte dos sintomas das DTMs: travamento do maxilar, capacidade limitada para abertura da boca, estalos na articulação ao abrir ou fechar a boca, sensação de cansaço no rosto, zumbidos, dor nos dentes, dores de cabeça, tontura, dores no ouvido e outros.

Tratamento de disfunções temporomandibulares

O tratamento pode variar, dependendo do indivíduo e de seu diagnóstico. Como em casos de trauma ou tensionamento por estresse, os sintomas podem desaparecer sem tratamento. Mas é sempre importante consultar um médico e/ou dentista.

Na maioria das vezes, a abordagem do tratamento acontece de maneira multidisciplinar e contempla a ação conjunta do médico, dentista, fisioterapeuta , fonoaudiólogo e psicólogo.

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing