A estomatite aftosa é uma das condições patológicas mais frequentes da cavidade oral. Esta alteração é caracterizada por qualquer úlcera dolorosa de aparição subaguda, bem demarcada e inicialmente necrótica, com padrão recorrente, podendo variar de uma a várias, pequenas ou grandes.

Sua origem é multifatorial e acomete os indivíduos de maneira diferente. Consta-se as seguintes causas: alergias, predisposição genética, anormalidades hematológicas, influências hormonais, agentes infecciosos, alterações nutricionais, distúrbios estomacais, frio, trauma e estresse.

O tratamento das lesões visa aliviar a dor, acelerar o processo de cura e reduzir os episódios de ocorrência. As opções são:

– Corticoides tópicos: podem ser empregados na forma de pomada, aplicado diretamente sobre a lesão ou em aerossol spray para os locais de difícil aplicação e em casos de múltiplas lesões;

– Bochechos com antissépticos bucais;

-Analgésicos tópicos: os mesmos serão massageados sobre as lesões, tornando o processo de alimentação menos doloroso;

-Laserterapia: são realizadas duas sessões de aplicação do laser de baixa intensidade na finalidade de remover a dor, desinflamar e acelerar o processo de cicatrização.

Os alimentos ácidos e condimentados devem ser evitados, pois pioram o quadro. A escovação deve ser realizada suavemente.

Se nada for feito, o esperado é que a lesão desapareça em até três semanas. Se após este período a lesão persistir, o dentista deve ser procurado imediatamente.

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing