Muita polêmica surgiu com este assunto, mas de acordo com a Resolução 176/2016, o Conselho Federal de Odontologia autoriza a utilização da toxina botulínica pelos cirurgiões-dentistas para fins estéticos e terapêuticos. Ou seja, os odontólogos podem aplicar sim a toxina em toda a face. Os dentistas são profissionais formados em anatomia da cabeça e do pescoço. Assim, os músculos, vasos e nervos desta região fazem parte da sua área de atuação.

Agora, além de cuidar do seu sorriso, o dentista também está apto para cuidar dos demais detalhes do rosto. O espelhinho, motorzinho e espátulas não são mais as únicas estrelas do arsenal odontológico. As seringas de toxina botulínica chegaram para agregar mais valor ao trabalho dos dentistas.

Suas principais indicações são: atenuar linhas de expressão no terço superior da face (rugas na testa e pés de galinhas), controle do bruxismo, tratamento do sorriso gengival e da hipertrofia do masseter, potencializar tratamento com implantes e com aparelhos ortodônticos de maneira complementar. A toxina ainda pode ser utilizada para o tratamento de dores de cabeça e outras dores na face, devido ao seu efeito analgésico causado pelo bloqueio da liberação de alguns neurotransmissores.

A toxina trouxe inúmeros benefícios para os pacientes odontológicos, sendo uma alternativa de tratamento segura e pouca invasiva.

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing