Diabetes X Saúde Bucal

A diabetes é uma doença crônica que, se não tratada adequadamente, pode causar ou agravar problemas e doenças bucais. Pacientes acometidos pelo transtorno são muito mais suscetíveis a desenvolver doenças como a gengivite e periodontite.

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. A insulina é um hormônio responsável pelo controle do nível de glicose no sangue.

A falta de insulina desregula o controle da glicose. Assim, a taxa de açúcar no sangue aumenta (hiperglicemia), o que pode causar sérios danos à saúde do portador da doença. Se o quadro de hiperglicemia permanecer por muito tempo, pode haver danos aos órgãos, nervos e todo corpo em geral.

Por isso, é muito importante que haja um controle rigoroso da diabetes, fazendo uso de injeções de insulina, mantendo uma dieta recomendada por um endocrinologista, e outras boas práticas.

Um paciente com níveis elevados de glicose no sangue ou com a diabetes descontrolada pode ter até mesmo seus dentes afetados. Doenças bucais podem aparecer devido à falta da insulina no organismo.

A diabetes afeta todo o corpo, incluindo dentes e gengiva.

Pesquisas e estudos apontam que pacientes diabéticos possuem maior propensão às doenças que afetam os tecidos de sustentação dos dentes (gengiva e osso). Sendo assim, a possibilidade de ocorrência de gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (inflamação dos ossos) são muito maiores. Lembrando que a principal causa de perda dos dentes são problemas nestes tecidos, afinal, são eles que seguram os dentes na boca.

A diabetes ainda pode causar a incidência de cárie dentária, infecções e cicatrização tardia, disfunção da glândula salivar, comprometimento do paladar e mais.

Pessoas com diabetes têm um risco aumentado para doenças gengivais avançadas pois são, geralmente, mais suscetíveis às infecções bacterianas. Além de que, estas pessoas têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

 

imagem-cuidado-com-dentes
Fonte: internet

 

Quais cuidados tomar?

Conhecendo a diabetes, é imprescindível que o portador da doença se atente para seu controle. Manter a glicose dentro dos níveis indicados pelo médico é uma das formas de garantir sua saúde: corporal e bucal.

Além disso, mantenha uma boa limpeza bucal. Nota-se que uma boa saúde bucal é indispensável para a manutenção da saúde geral. Por isso, a técnica correta de escovação, uso do fio dental, dieta equilibrada e um bom acompanhamento odontológico são indispensáveis.

O outro lado do problema

As pesquisas afirmam que a relação entre diabetes e problemas de gengiva/osso é uma via de mão dupla. Ou seja, quem tem diabetes está mais suscetível a estes problemas, e quem tem problemas nos tecidos de sustentação dos dentes está mais predisposto a ter dificuldades para controlar os níveis glicêmicos e a progressão da diabetes. Como toda a infecção, a doença gengival eleva o açúcar no sangue dificultando o controle da doença.

Por isso é tão importante se atentar para a manutenção da higiene bucal, a fim de evitar quaisquer problemas e doenças.

Devo contar para meu dentista que tenho diabetes?

Sim! As pessoas diabéticas necessitam de um atendimento especial. O dentista deve ser informado sobre o quadro e medicamentos em uso. Assim, nenhum procedimento odontológico deve ser realizado com os níveis glicêmicos descontrolados.

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing