Prótese Parcial Removível

É triste e bastante desagradável ter um sorriso incompleto com a perda dentária. Além da estética, a falta de um ou mais dentes na cavidade oral pode comprometer a saúde do paciente. Uma das alternativas para esse problema e o retorno de um sorriso belo e saudável é a Prótese Parcial Removível (PPR).

 

Quando e por que usar uma Prótese Removível?

Assim como qualquer outra prótese, a PPR tem por objetivo a reabilitação bucal, recuperando a forma, função e aparência dos dentes. Sugerido quando há a perda de um ou mais elementos (dentes e estruturas associadas) ou quando a prótese fixa não é a opção mais indicada.  Assim, o aparelho removível oferece maior praticidade ao paciente, pois pode ser retirado sempre que necessário.

Uma vez que o paciente opte pelo tratamento, alguns procedimentos são observados, a fim de garantir um resultado satisfatório e agradável. Apesar da dúvida de muitos pacientes, desde que bem planejada e executada, a PPR não traz prejuízo aos dentes. E nem à fibromucosa, como falamos, anteriormente, aqui no blog.

 

Cuidados necessários com sua  PPR

A manutenção da Prótese Removível é importante para garantir a qualidade do tratamento e a durabilidade do aparelho. Para isso, alguns cuidados precisam ser observados. Realizar a higiene oral, remover a estrutura após as refeições para escovação e lavagem, e manter visitas regulares ao dentista para acompanhamento. As PPRs têm prazo de validade, já que a perda óssea é gradual ao decorrer dos anos. Ainda, uma prótese mal conservada pode trazer consequências negativas ao paciente.

 

A escolha da liga metálica para a Prótese Removível

Por se tratar de um aparelho metálico, durante a fase de planejamento, é necessário fazer a escolha da liga metálica com a qual a armação da Prótese Parcial Removível será fundida.

As mais comuns, dentre as quais o paciente pode optar, são:

1 – Ligas de ouro;

2 – Ligas de cobalto-cromo;

3 – Ligas de níquel-cromo.

 

imagem-protese-removivel-da-oral-vida
Armação da prótese a base de Cobalto-cromo produzida na clínica Oral Vida

 

Na hora de escolher a mais apropriada, é preciso que o paciente se atente para as características da liga. E se ela se adéqua àquilo que ele busca. É importante se lembrar da comodidade e do conforto que o aparelho deve propiciar ao usuário. Assim, as mais populares e utilizadas são as ligas de cobalto-cromo, pelos motivos listados a seguir:

– O medo da danificação aos dentes, uma vez que esse tipo de liga possui baixa densidade. Ela garante leveza na armação e mais conforto ao paciente;

– As ligas de cobalto-cromo têm alto módulo de elasticidade, o que resulta em mais rigidez;

– São resistentes à descoloração, mantendo assim um aspecto real e agradável esteticamente;

– São biologicamente compatíveis, o que evita reações adversas e alergias;

– E, por fim, são ligas metálicas de qualidade, porém a um baixo custo, o que as tornam mais acessíveis aos pacientes.

 

Dessa maneira, pensando na segurança e no conforto dos nossos clientes, aqui na Oral Vida fazemos uso da liga de cobalto-cromo na confecção das nossas PPRs.

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing