Setembro Amarelo, o mês de prevenção ao suicídio

Ainda existem muitos temas que são considerados tabus em nossa sociedade. O suicídio é um deles. A maioria das pessoas ainda acredita que, para não incentivar o ato, o melhor é não falar sobre ele. Foi a partir da necessidade de derrubar essa crença que surgiu o movimento Setembro Amarelo.

Desde 2015, o Brasil apoia o movimento, que acontece com mais força em setembro, mês mundial de prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo surgiu com o intuito de dar visibilidade à temática do autoextermínio e, dessa maneira, discutir os preconceitos e a desinformação que rondam o tema.

 

O que é o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Nascida da ideia de pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções e, assim, dar mais visibilidade à causa. De tal forma, Foi criado em 2015, no Brasil, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Diversas instituições públicas e privadas e a população em geral, ao longo dos anos, têm apoiado o movimento. Elas passaram a reconhecer e a disseminar a importância de discutir o assunto e, consequentemente, desmitificar crenças. Assim, passaram também a divulgar maneiras corretas e efetivas de dar assistência àqueles que precisam.

Desde então, vemos no país e no mundo ações acontecendo na rua, caminhadas, iluminação de fachadas e monumentos, pessoas vestindo o amarelo. Tudo isso em prol da campanha.

 

imagem-banner-setembro-amarelo
Fonte: internet

 

O suicídio ainda é um tabu

Derivando, essencialmente, de um quadro depressivo, o suicídio pode ser causado por diversos gatilhos, tanto internos quanto externos. E ainda, mesmo que os índices e ocorrências sejam altos, o tema é considerado tabu e, consequentemente, evitado por muitas pessoas.

Por isso, mesmo que visto como uma forma de se livrar de vez de um problema que parece sem solução, a melhor maneira de prevenir o ato é detectar a intenção e agir a tempo.

 

Alguns números e informações sobre o suicídio

Todos os anos, no Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios, o que corresponde a uma média de 32 mortes diariamente. E mais de 1 milhão em todo o mundo. Ainda, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda e principal causa de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados às pessoas acometidas por transtornos mentais, principalmente à depressão. Outro agravante é o abuso de substâncias, como o alcoolismo. Tais pessoas, enquanto nestas condições, passam por crises profundas e situações estressantes da vida. Dessa forma, elas enxergam o autoextermínio como alívio.

Entre os grupos de risco está também a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e/ou sofre de discriminação. Indígenas, refugiados e imigrantes, encarcerados, comunidade LGBTQI+ e outras minorias fazem parte dessas estatísticas.

 

imagem-homem-deprimido-suicidio
Fonte: internet

 

Por que é importante falar sobre o suicídio?

Embora seja um assunto bastante delicado, é importante entender a importância de falar sobre o suicídio e as maneiras de preveni-lo. Muitas pessoas acreditam que esta é uma realidade distante e pouco recorrente, visto que poucos casos são divulgados na mídia. Porém, os números oficiais mostram o contrário.

Quando compreendemos que o suicídio e até sua cogitação é uma realidade no mundo e pode acometer pessoas próximas e queridas, fica mais fácil entender que é fundamental conversar a respeito. Logo, essas mortes e tentativas podem ser evitadas contanto que saibamos sobre seus sintomas, causas e maneiras de evitar.

 

Como prevenir o suicídio

Conversar sobre o assunto pode apresentar novos pontos de vista. Pode também alertar para a necessidade de tomar medidas drásticas para encontrar uma solução.

Por isso, família, amigos, escola, trabalho e sociedade como um todo têm um papel essencial na prevenção do ato. É preciso estar atento aos menores sinais, se dispor e se preparar para discutir o tema com a pessoa.

 

imagem-suicidio-falar-e-a-melhor-solucao
Fonte: internet

 

O que não falar

Os clichês que rondam o assunto devem ser evitados e esclarecidos. Portanto, frases como “ele/a está querendo chamar atenção“, “pense positivo“, e “quem pensa em suicídio tem a mente fraca”, podem piorar o sofrimento da pessoa e intensificar a vontade de se matar.

Quando a pessoa procura apoio e alguém para desabafar, é para ter um momento de compreensão e acolhimento. Não de repressão. E esta é a oportunidade de reverter o quadro e ajudar a pessoa que está nesta situação.

“O suicídio é o ato mais individual do ser humano. Contudo, como qualquer fenômeno humano, implica um entendimento bio e psicossocial. O isolamento, a sensação de desintegração social e de não pertencimento detêm um peso significativo na decisão suicida. Quando ajudadas a tempo, as pessoas podem entender que há outras formas de resolver as suas circunstâncias e que há quem se encontre empenhado em ajudá-las”, explica a psicóloga Elaine Di Sarno.

 

Ajuda efetiva contra o suicídio

O primeiro passo após perceber os sinais é conversar com a pessoa que intenciona se suicidar. A conversa aberta, livre de julgamentos e permitindo que a pessoa fale é um momento importante.

Precisamos, então, lembrar que a dor do outro e como ele lida com ela é diferente da nossa e jamais deve ser medida por meio de nossas vivências. Assim, escute mais e fale menos.

Mas, o mais importante neste momento é incentivar a pessoa a procurar ajuda especializada. Psicólogos e psiquiatras são profissionais preparados para lidarem com a situação e, assim, ajudar efetivamente a pessoa.

 

imagem-mao-com-laço-setembro-amarelo
Fonte: internet

 

Busque ajuda

O CVV oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas a quem está com pensamentos suicidas ou passando por outros problemas. Eles atuam no apoio emocional e na prevenção do suicídio através do telefone 188 e também no e-mail, chat e pessoalmente, de acordo com sua preferência. Confira aqui.

 

O suicídio não pode ser uma alternativa. Falar é sempre a melhor solução.

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing