Fazer uma higiene bucal adequada é importante para garantir um sorriso saudável e hálito puro. Por isso, fazendo todos os procedimentos da maneira correta, você evita problemas nos dentes, nas gengivas e outras alterações.
A higiene bucal perfeita
É muito importante manter a higiene da boca. Basicamente, você deve caprichar na escovação, no uso do fio dental e na limpeza da língua. Dessa maneira, aqui estão alguns passos que você deve seguir para ter uma higiene bucal perfeita:
1 – A escova de dentes adequada
O primeiro passo é a escolha da escova de dentes que você irá usar. A melhor escova dental é aquela que possui um cabo grosso, pois isso facilita a pega e a empunhadura, permitindo um movimento mais firme e adequado. Opte pelas opções com cerdas macias para não machucar a gengiva, e com a cabeça pequena para permitir a escovação dente a dente.
2 – A escovação correta para uma boa higiene bucal
Uma boa escovação deve durar pelo menos três minutos. Este é o tempo necessário para que os componentes da pasta de dente façam efeito.
Faça movimentos circulares na superfície dos dentes – sempre da gengiva para o dente, nunca do dente para a gengiva, pois isto pode causar a retração da mesma. E lembre-se: os movimentos devem ser sempre delicados e suaves. Escovar os dentes com força e pressa pode machucar a gengiva e outras áreas da boca.
3 – O uso do fio dental
O uso do fio dental é importante para a manutenção da higiene bucal. Por isso, ele deve ser passado diariamente após as refeições. Seu uso vai garantir maior limpeza entre os dentes, já que ele alcança os locais que a escova de dentes não chega.
4 – Limpeza da língua
Encerre fazendo a higiene da língua. Ela acumula placa bacteriana, que é a principal causa das doenças bucais, e pode causar mau hálito. Use um raspador de língua, inclusive após as refeições, para evitar a halitose e outras doenças.
Viu como é bem simples? Como dito, basta que você esteja atento à sua escovação e a faça da maneira correta. O sorriso saudável e hálito puro são garantidos!
Mas não se esqueça: a visita ao dentista NÃO É dispensada. Mesmo que as dicas acima sejam observadas diariamente, o dentista deve ser visitado regularmente para verificar sua saúde bucal.
2 Comentários
Obrigada pelas informações sobre limpeza de dente. Obrigada!
Que legal que as informações foram úteis. De nada!