A resposta para essa pergunta vai depender da frequência, intensidade e duração de uso. Se for usada por longos períodos, determinará na instalação do hábito e poderá prejudicar a amamentação, o posicionamento dos dentes, e causar alterações no crescimento dos ossos da face, na deglutição e na fala. Entretanto, se o seu uso for racional, poderá estimular a atividade muscular e ser benéfica para a satisfação psicoemocional do bebê. A chupeta ajuda a suprir a necessidade de sucção comum na fase oral, auxilia no combate da instalação do hábito de chupar dedo, tranquiliza a criança e auxilia as mães na difícil tarefa de ensinar os pequenos a dormir.
A chupeta é um dispositivo de sucção que faz parte do enxoval de todo bebê. Atualmente, as diferentes marcas, formas, cores e desenhos confundem as mamães no momento da escolha. O importante é selecionar uma que apresente as características anatômicas e funcionais menos lesivas no caso da formação do hábito. Por isso, OPTE PELAS ORTODÔNTICAS.
O ideal é remover a chupeta até os dois anos de idade. Esse hábito deve ser retirado de forma gradativa para não alterar o equilíbrio físico e psicológico da criança. Devemos conversar com a criança, explicar os motivos, fazer uso de reforço positivo, usar a criatividade e motivar com amor e compreensão.