A lente de contato dental nada mais é do que uma porcelana ultrafina que é colada sobre a superfície do dente.
Por ser muito fina se assemelha a uma lente de contato ocular, daí a explicação para o seu nome.
O tratamento com lentes tornou-se popular por ter virado “febre” entre os famosos e pela técnica ser capaz de produzir grandes melhorias no sorriso com pouco e, em alguns casos, com nenhum desgaste dentário em em curto espaço de tempo.
Outra vantagem é a previsibilidade do resultado final. Este tipo de tratamento pode ser testado e experimentado através de uma réplica provisória.
Nas primeiras consultas, o paciente fala sobre suas expectativas e desejos. Soma-se a isso princípios científicos de proporção áurea, oclusão, função, conceitos de estética e harmonia dental e facial. Só então, confecciona-se modelos e diferentes tipos de guias. Nesta fase, é possível provar os “dentes desejados“, com o uso de uma resina bisacrilica provisória (mockup). O paciente então tem uma ideia concreta de como vai ficar seu dente, podendo ir para casa e socializar-se com parentes e amigos por alguns dias. Na volta ao consultório, o mockup (prova) será aprovado ou alterado conforme sugestões. Somente com o mockup aprovado é que o tratamento segue em frente rumo às “definitivas porcelanas”.
Vale ressaltar que a correta indicação e o planejamento adequado são de suma importância para o sucesso do resultado final.