O dente siso, ou terceiro molar, é popularmente conhecido como dente do juízo por aparecer na fase adulta. Este elemento nasce entre os 18 e os 21 anos de idade. Ele é o último dente a apontar na cavidade oral, por isso, muitas vezes, quando chega a sua hora de nascer já não há mais espaço para ele.
Hoje em dia, dispomos de uma alimentação muito industrializada, macia e pastosa, diferente dos nossos antepassados que caçavam e buscavam seus alimentos na natureza. Nesta época, o esforço para mastigar era bem maior, o que favorecia o crescimento dos ossos e músculos da face.
Assim, o espaço para os dentes sisos era garantido, cabiam 32 dentes em uma boca tranquilamente. Hoje, muitas pessoas já nascem sem o siso ou com algum deles faltando. Isto já é um sinal de evolução da nossa espécie. Nesse caso, não há extração a ser feita.
Há também quem tenha a sorte de seus sisos nascerem e não afetarem sua arcada dentária, dispensando assim sua extração. Mas, uma vez que o dentista tenha determinado que o siso está presente e que não conseguirá nascer corretamente, a remoção do mesmo deve ser realizada, a menos que exista alguma contraindicação.
Um dente incluso e impactado, ou seja, que não consegue irromper dentro do tempo esperado, pode trazer diversas complicações, como: perda óssea e reabsorção radicular no dente vizinho, cárie, pericoronarite, cistos e tumores, dores, infecção, trismo, dificuldade no tratamento ortodôntico, dentre outras.
Por isso, dê uma conferida aí no seu siso. Estamos à disposição para ajudá-lo a perder o juízo!!!