O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa causada pelo vírus do herpes simplex tipo 1 (HSV-1). Ela é transmitida pelo contato direto, como o beijo.
O vírus do herpes tem habilidade de habitar por toda a vida nos seres humanos. Somos reservatórios naturais. Após a infecção inicial, observam-se períodos variáveis de latência, nos quais mesmo sendo portadores do vírus, os indivíduos não apresentam nenhuma manifestação e períodos de ativação com a presença de sinais e sintomas da doença.
De 6 a 24 horas antes do surgimento das lesões é comum ocorrer dor, ardência, coceira, pontadas e calor na região. Em seguida, desenvolvem-se múltiplas vesículas com líquido em seu interior. As vesículas se rompem e em seguida formam-se crostas. A cicatrização total gira em torno de dez a quinze dias do aparecimento das lesões.
O vírus propaga-se através da saliva infectada ou de lesões periorais ativas. O indivíduo deve ficar atento para não tocar nas lesões para prevenir a disseminação para outros sítios e pessoas.
As principais condições que tem sido relacionada à ativação da doença são: idade avançada, sol, estresse, gravidez, alergia, trauma, alterações respiratórias e hormonais, doenças sistêmicas, neoplasias, baixa imunidade, má alimentação, dentre outros.
O tratamento visa à redução do desconforto, do numero de lesões e do tempo de cicatrização. Também pode ser feito de forma profilática.