Próteses Metal Free – Os benefícios da estética sem uso de metal
Que um belo sorriso é o nosso cartão de visitas, bem sabemos. É por esse motivo que a odontologia buscou sempre associar saúde e estética ao longo dos anos. São diversas as técnicas e os recursos desenvolvidos para atender a todos os tipos de necessidades dos pacientes. Dessa forma, a prótese metal free é mais um dos métodos para se alcançar o bem-estar e o sorriso perfeito!
As próteses como forma de reabilitação oral
Para a reabilitação oral de um paciente com coroas ou pontes fixas, temos duas opções:
1 – as próteses metalocerâmicas (metal por baixo + porcelana por cima);
2 – as próteses metal free (porcelana por baixo + porcelana por cima).
O metal já foi muito utilizado na odontologia por suas características de resistência e durabilidade, mas vem caindo em desuso por razões estéticas.
Por esse motivo, é comum percebermos um tom acinzentado ou escuro próximo à gengiva ou ao contorno do dente, por causa do metal.
Ainda, a forma como a transmissão de luz ocorre é bem diferente da do dente natural, o que traz algumas dificuldades ou prejuízo ao resultado final.
O que são as próteses metal free?
As próteses metal free, como o próprio nome diz, são as próteses livres de metal.
Com o aprimoramento das peças de porcelana, elas adquiriram propriedades de resistência e estética.
Geralmente, estes dispositivos são feitos de zircônia e/ou dissilicato de lítio, materiais resistentes e de cores mais semelhantes às dos dentes.
Vantagens das próteses metal free
As próteses livres de metal possuem menor risco de manchas próximas à gengiva aparecerem.
Para além disso, outras vantagens são alta resistência, durabilidade e translucidez, o que confere um resultado mais natural comparado às próteses com metal.
Prótese metal free à base de zircônia
A zircônia atualmente é bastante utilizada na confecção das próteses metal free. Por isso, já vem sendo chamada de “metal branco“, e pode ser empregada em regiões de grande esforço mastigatório. Assim sendo, também em pontes fixas.
Como a porção interna do é feita em cor clara, isso favorece a transmissão da luz sobre os dentes, garantindo naturalidade e beleza.
Entretanto, ambos os trabalhos possuem desempenho mecânico e estético bem satisfatórios e que cada um possui indicações precisas.
Logo, o procedimento mais adequado a ser desenvolvido depende das necessidades específicas do paciente. Por isso, é importante que um profissional seja consultado para avaliação e indicação da melhor solução.
Aqui na Oral Vida, você encontra dentistas especializados e capacitados para escolher e executar a melhor opção de tratamento para você. De acordo com suas necessidades!