Os piercings são uma forma de modificar o corpo humano perfurando-o, a fim de introduzir peças de metal esterilizado.

Em algumas culturas, os piercings carregam um simbolismo e/ou conotação religiosa. Para os esquimós, eles significam uma transição da infância para a vida adulta; para os faraós, eles serviam como um adorno exclusivo da família real; já para para os Maias, a perfuração era vista como arte e, para algumas tribos, definia o estado civil do indivíduo, para outras era uma forma de se comunicar ou imitar os deuses.

Atualmente, os piercings caíram no gosto dos adolescentes e até dos mais velhos, que utilizam esse acessórios em diferentes partes do corpo, influenciados pela moda. O uso nos lábios e na língua tornou-se comum principalmente entre os brasileiros, que estão entre os maiores usuários de piercing do mundo.

Os piercings bucais podem acarretar lesões nos dentes, na língua e nos lábios – mesmo que os dispositivos não estejam instalados nestes locais. Isto porque a dinâmica bucal de falar, mastigar, bocejar, faz com que as peças interfiram nessas partes anatômicas.

O risco de inflamação também é significativo se a higiene do mesmo não for feita corretamente. O dispositivo precisa ser retirado para higienização e recolocado frequentemente.

Ficam aqui as informações para reflexão. Vale a pena utilizar estas peças como emblema decorativo, influenciados pela moda, mas correndo risco de causar danos a sua saúde?

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing