Cuidados necessários para o uso adequado da sua placa de bruxismo

A placa de bruxismo é um dos tratamentos disponíveis para controle do bruxismo – uma desordem funcional que pode provocar o desgaste dos dentes. Por isso, este dispositivo é recomendado para redução da tensão muscular na região da mandíbula, diminuindo, assim, os sintomas que a disfunção causa.

Entenda a disfunção

Classificado em dois tipos (bruxismo da vigília e bruxismo do sono), o bruxismo é uma disfunção que pode acometer desde crianças a adultos, por diversos motivos. Caracterizado principalmente pelo ranger de dentes, ele pode gerar diversos problemas para o paciente, como desgaste do dente, zumbido no ouvido, e dores de cabeça, dor de ouvido, no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face. Pode, ainda, influenciar na qualidade do sono, uma vez que costuma se manifestar durante a noite.

As causas mais comuns para desencadear as crises de bruxismo são estresse, tensão, nervosismo e ansiedade. Outros possíveis ativadores são: efeito colateral de medicamentos, distúrbios do sono, ingestão de alimentos e bebidas estimulantes.

Como identificar o bruxismo?

Não é fácil identificar o bruxismo. Normalmente, ele é descoberto quando alguém se queixa dos barulhos que o paciente faz durante a noite, enquanto dorme. Outros, por causa da tensão na região mandibular e na cabeça acabam identificando a desordem e buscam ajuda.

Há também o caso daqueles que descobrem pelo exame dental rotineiro, quando o desgaste do dente é percebido, ou na busca de assistência médica ou odontológica, porque os sintomas já se instalaram.

A melhor forma de identificar se você sofre da disfunção é consultando o profissional dentista.

O tratamento usando Placa de Bruxismo

A placa de bruxismo é um dispositivo que pode auxiliar na redução e interrupção dos sintomas e efeitos do bruxismo. Para um resultado mais eficaz, ela é feita sob medida pelo dentista e ajustada à arcada dentária do paciente,

Atualmente, o controle do bruxismo do sono é realizado com o uso da placa lisa e rígida, que é feita em acrílico, e proporciona um tratamento eficaz para o controle das disfunções temporomandibulares. Neste post falamos sobre a placa ideal para usar no tratamento de bruxismo.

Elas auxiliam na redução da tensão muscular, na diminuição dos sintomas na articulação e na proteção dos dentes, estruturas de suporte e restaurações. Assim, quando em uso, elas também promovem uma ótima oclusão funcional e uma posição articular mais estável temporariamente.

O dispositivo deve ser utilizado, de preferência, no arco superior. Os dentes de cima estão inseridos no osso da maxila, que é mais macio que o osso da mandíbula, que segura os dentes de baixo. Neste

Assim, na presença de traumas, interferências e outros fatores, a placa atuará como contenção, evitando a movimentação destes elementos.

Cuidados e informações importantes para o uso da placa de bruxismo

Como todo tratamento, o uso das placas de bruxismo exige que alguns cuidados sejam observados, para garantir efetividade. Portanto, o descumprimento pode interferir no resultado do tratamento e até mesmo agravar a disfunção.

Dicas de Uso

Seguem algumas dicas e informações a respeito do uso adequado da placa de bruxismo:

– A placa deve ser usada regularmente, conforme as instruções passadas pelo dentista. Ele determinará o tempo de uso, a frequência e demais especificidades conforme a necessidade do tratamento do paciente;

– Nas primeiras duas semanas de uso da placa é normal observar um aumento do fluxo salivar. Mas, caso o paciente julgue estar além do normal, é válida a consulta ao dentista;

– Cada vez que a placa for colocada sobre os dentes é normal a sentir apertada por alguns minutos;

– Cada vez que a placa for removida da boca, o paciente pode sentir sua mordida diferente por alguns minutos. Isto também é normal;

– É importante evitar apertar ou morder continuamente a placa. Afinal, ela foi feita para te ajudar a relaxar e não para exercitar os seus músculos;

– A placa deve ser mantida tão limpa quanto os dentes. Assim sendo, é preciso escová-la sempre com escova e creme dental após o uso;

– Após o uso e higiene da placa, guarde-a em um porta-placa com água. Quando não estiver sendo usada, ela deve ser mantida em meio úmido;

– Não esqueça de sempre trocar a água do porta-placa, pois assim você evita o acúmulo de germes e bactérias;

– Controles devem ser realizados a cada seis meses para garantir o ajuste, a adaptação e a eficácia da placa de bruxismo.

Fique atento!

O bruxismo é uma disfunção que pode afetar severamente sua saúde bucal e equilíbrio estético do seu sorriso. Por isso, é importante fazer visitas regulares ao dentista.

A Oral Vida tem profissionais capacitados e que se mantêm em constante atualização das novidades do mercado para te oferecer o melhor tratamento! Agende agora mesmo sua consulta!

 

Tem alguma dúvida sobre o uso e cuidados com a placa de bruxismo? Então deixe nos comentários aqui embaixo que responderemos!

2 Comentários

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing