Placa de Bruxismo

 

A placa de bruxismo é um tratamento eficaz para o controle deste hábito. Este dispositivo auxilia na redução da tensão muscular, diminuição dos sintomas na articulação, proteção dos dentes, estruturas de suporte e restaurações. Ela também promove uma oclusão funcional ótima e uma posição articular mais estável temporariamente (quando em uso).

 

Mas o que é bruxismo?

 

Se você range ou aperta os dentes durante o dia ou a noite, sente dores de cabeça e um forte incômodo nos músculos da face ao acordar, é provável que você esteja sofrendo de bruxismo. É uma desordem funcional que pode provocar desgaste dos dentes.

Em casos mais graves, podem ocorrer problemas ósseos, musculares e na articulação da mandíbula (ATM).

Sua origem é multifatorial, mas algumas causas comuns são: estresse, tensão e ansiedade, distúrbios do sono, efeito colateral de medicamentos, dentre outras.

Assim, o bruxismo pode ser classificado em dois tipos: bruxismo da vigília – que ocorre com a pessoa acordada, e o bruxismo do sono – que acontece quando a pessoa está dormindo.

 

Sintomas do bruxismo

 

Além do desgaste dos dentes, outros sintomas podem ser observados, como: dor de cabeça, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, devido ao esforço realizado.

Também, o sono acaba não sendo reparador devido ao nível de estresse e tensão aplicada nos dentes. Assim, acordar cansado no outro dia é uma queixa comum de quem tem bruxismo do sono.

A intensidade e frequência das crises podem variar de uma noite para outra e de pessoa para pessoa.

 

Diagnóstico

 

Normalmente, o bruxismo é descoberto através da queixa de terceiros que dormem próximo a quem sofre da desordem, por causa dos barulhos emitidos durante a noite.

Já outras pessoas descobrem pelo exame dental rotineiro quando o desgaste do dente é percebido, ou na busca de assistência médica ou odontológica, porque os sintomas já se instalaram.

 

Tratamento para o bruxismo

 

Se o tratamento adequado para o bruxismo não for realizado, uma série de prejuízos pode acometer a pessoa portadora.

Por isso, é necessário consultar um dentista para diagnosticar o tipo de bruxismo e qual o melhor tratamento para o caso em questão.

 

placa de bruxismo lisa e rígida
Placa de bruxismo lisa e rígida desenvolvida na clínica Oral Vida

 

O que é a placa de bruxismo?

 

A placa de bruxismo é um dispositivo feito sob medida pelo dentista e ajustada à arcada dentária do paciente.

Além disso, é preciso observar também os cuidados que devem ser tomados com a placa. Falamos mais sobre o assunto aqui, neste post.

Dessa maneira, ainda existem muitas questões em torno da placa de bruxismo, saiba um pouco mais sobre como elas funcionam aqui.

 

Qual das placas de bruxismo é a ideal?

 

Atualmente, há o consenso de que a placa ideal para o tratamento do bruxismo é a rígida e lisa. Diversos estudos na área demonstram que as placas macias pioram o bruxismo.

A placa deve ser utilizada, de preferência, no arco superior. Os dentes de cima estão inseridos no osso da maxila, que é mais macio que o osso da mandíbula, que segura os dentes de baixo.

Assim, na presença de traumas, interferências e outros fatores, a placa atuará como contenção, evitando a movimentação destes elementos.

 

Por que existe grande diferença de preço entre as placas no mercado?

 

A diferença de preço entre placas existentes no mercado se deve há alguns fatores, mas principalmente pela capacitação do profissional e pela técnica utilizada na confecção da placa.

Plastificar dentes é simples e rápido, entretanto, entregar uma placa adequada, que obedeça aos princípios oclusais e seja corretamente ajustada ao paciente, exige conhecimento e algumas sessões.

 

O bruxismo pode afetar severamente sua saúde bucal e a harmonia do seu sorriso. Não permita que isso aconteça!

Aqui na Oral Vida, oferecemos tratamento completo e você receberá uma placa que estará dentro destes requisitos. Tudo pelo seu sorriso!

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing