Os antibióticos podem fazer mal aos dentes?

Quando algum remédio é receitado por médicos, é comum que o paciente questione seus efeitos colaterais e os possíveis danos que eles podem causar. Se tratando de antibiótico, que sempre estão bastante associados às superbactérias, a atenção e o questionamento são ainda maiores. Com frequência, a dúvida também chega aos consultórios odontológicos. E a pergunta sempre é: afinal, antibióticos estragam os dentes?

 

O que são antibióticos?

Os antibióticos são medicamentos que destroem ou retardam o crescimento de bactérias. Assim, são prescritos quando é identificada a presença de alguma delas no organismo, de maneira a eliminá-la.

Estudos atuais estimam que há, no corpo humano, 1 micro-organismo para cada 1 célula. Muitos destes micróbios (bactérias, vírus e fungos) encontrados em nosso corpo são benéficos e necessários. Eles compõem o que chamamos de microbiota, ou mais conhecido como flora.

Porém, algumas destas bactérias podem causar doenças e disfunções em nosso organismo. E, embora o corpo humano tenha um sistema de proteção bastante efetivo, às vezes é preciso recorrer aos medicamentos. É aqui que entram os antibióticos.

 

imagem-diversos-remedios
Fonte: Internet

 

Antibiótico pode estragar os dentes?

Sim. Determinados antibióticos, se empregados durante a gestação, podem comprometer os dentes de leite da criança. Os mesmos ainda, se utilizados na infância, podem prejudicar a formação dos dentes permanentes do indivíduo.

 

A tetraciclina

A tetraciclina é um tipo de antibiótico que pode causar estrago, escurecimento ou manchamento dos dentes. Medicamento indicado para tratamento de pneumonia, faringite, bronquite, infecções do trato geniturinário, dentre outras, ele é o que mais mancha os dentes.

Entretanto, o antibiótico só consegue fazer isso no período de formação dos dentes. Ou seja, a tetraciclina é capaz de agir durante a gestação ou quando os dentes de leite estão sendo formados no útero da mãe ou na criança menor de oito anos, quando os permanentes estão sendo formados.

 

Porque este antibiótico pode causar esses danos?

A tetraciclina tem a característica de se unir à dentina dos dentes que estão em formação. Isso acaba provocando manchas.

Essa reação depende do quanto o medicamento está sendo ingerido pelo paciente e da sua idade. O composto não tem capacidade de reagir nos dentes permanentes já formados.

Conhecidas estas condições e efeitos, pediatras e odontopediatras costumam não receitar a tetraciclina para o combate de infecção bacteriana. Porém, vale a pena sempre se certificar qual é o princípio ativo do medicamento que está sendo receitado aos seus filhos.

O grau de comprometimento do dente varia de acordo com a época em que o medicamento for usado e com a sua quantidade. O manchamento pode ter tons de amarelo, castanho ou cinza, podendo ser distribuído de maneira uniforme na coroa ou em bandas, faixas.

Vale ressaltar que, mesmo causando manchas feias, os dentes afetados pela tetraciclina são funcionalmente normais. O medicamento não causa enfraquecimento dos dentes ou outro tipo de efeito colateral.

 

Temos uma boa notícia

A boa notícia é que existem outros tipos de antibióticos que possuem mesmo efeito de combate da tetraciclina e que não causam efeitos colaterais aos dentes. É o caso das penicilinas, muito receitadas por dentistas para tratar infecções bucais e prevenir inflamações em pós-operatórios.

Mas lembre-se que, enquanto criança, por estar em momento de formação da dentição, é importante observar a higiene bucal (saiba mais aqui). É necessário fazê-la sempre após ingestão de qualquer tipo de antibiótico. Isto por causa da presença do açúcar na composição do medicamento, principalmente se líquido.

 

imagem-criança-tomando-antibiotico
A tetraciclina se ingerida na infância pode manchar os dentes. IMAGEM: Internet

 

Se acometido pelos efeitos colaterais da tetraciclina pelo seu uso enquanto criança, o paciente deve procurar um dentista. A fim de melhorar a estética dental, o profissional tem à sua disposição diversos recursos, como técnicas de clareamento, resinas ou trabalhos em porcelana.

Dúvidas? Comente aqui que a gente te responde!

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing