Por que é importante cuidar dos dentes de leite?

Os dentes de leite são os primeiros elementos a se formarem na arcada dentária de um ser humano. Por causa da sua substituição por dentes permanentes, o cuidado e higiene acabam sendo negligenciados. Mas, a falta de atenção e tratamento destes dentes podem provocar danos na dentição permanente e infecções que comprometem a saúde bucal da criança.

Os dentes de leite

Os decíduos, conhecidos popularmente como dentes de leite, são de extrema importância para a saúde bucal da criança e para a formação dos dentes permanentes. Ao todo, são 20 decíduos, sendo 10 na arcada superior e 10 na inferior.

Eles são conhecidos como dentes de leite por terem cor e textura semelhantes à do leite. E também por nascerem na boca durante a fase de amamentação.

Os dentes começam a irromper na cavidade oral em média aos seis meses de vida, podendo esse processo ocorrer antes ou depois, dependendo de cada criança. Ao final do terceiro ano de vida, as crianças já devem estar com os 20 dentes temporários. E, no futuro, eles darão lugar à boa parte dos dentes permanentes.

A importância dos dentes de leite

Os dentes de leite têm por finalidade básica auxiliar na alimentação da criança e estimular o crescimento ósseo. Eles também auxiliam no desenvolvimento da musculatura da face, na fala da criança e na manutenção do espaço para os dentes permanentes.

É fundamental que os pais garantam uma boa higiene dos decíduos de seus filhos. Estes dentes podem ser determinantes para a manutenção da saúde bucal da criança e, ainda, influenciam diretamente na formação dos dentes permanentes.

Cuide dos dentes do seu filho

Já falamos da finalidade dos dentes de lente e como eles influenciam na formação da região facial da criança. Por isso, a conservação destes elementos é fundamental para a saúde bucal e geral dos pequeninos.

A atenção deve começar bem cedo, quando a criança ainda está na barriga da mãe. A gestante recebe orientações sobre alimentação e cuidados a serem tomados para prevenir certos problemas dentários no futuro do bebê.

Se um dente de leite cai antes da hora, os dentes vizinhos se movimentam para tentar fechar o espaço. Desta forma, quando o permanente chegar, não haverá espaço para ele, o que quase sempre resulta em problemas ortodônticos. Outro problema é quando um dente de leite está cariado, a bactéria pode passar por seu canal, comprometendo o permanente que está logo abaixo.

A presença de lesão nos dentes de leite pode comprometer os permanentes. Isso porque, logo abaixo dos decíduos, tem um germe do permanente. Se esta infecção passar de um para o outro, o permanente poderá chegar na boca com deformidades e manchas, tudo isso proveniente de problemas com os decíduos.

 

imagem-garota-escovando-os-dentes

 

Deixe os dentes de leite caírem naturalmente

A troca dos dentes se inicia por volta dos 5 anos de idade. O dente permanente nasce do tamanho que terá para o resto da vida. Uma vez que sua formação depende dos decíduos, não é recomendado que estes sejam retirados antes da hora.

Deixe que os dentes de leite saiam naturalmente. “O dente só fica mole porque perde a sua raiz, e ela vai ser reabsorvida na presença do dente permanente. Às vezes, esse dente nasce na posição errada porque o dente de leite não tem a sua raiz reabsorvida.”, explica Silvio Brandão, coordenador do serviço de odontologia do Hospital Federal Cardoso Fontes, vinculado ao Ministério da Saúde.

Em contrapartida, o dente de leite que não cai no tempo certo pode afetar o espaço do dente permanente e, assim, desalinhar a arcada dentária da criança. Por isso, é importante que a criança tenha acompanhamento com um profissional. Caso seja detectado algum problema ainda nessa fase, ele será tratado e os danos à saúde da criança serão impedidos.

“Nessas situações tem que retirar o dente mesmo com raiz, que continua fixa […] O permanente nasce numa posição fora da arcada, mas depois a língua e os lábios vão levando-o para seu lugar. O dentista tem que ver se já existe a presença do permanente e fazer sua extração.”, conta Brandão.

 

Muitos pais se perguntam do motivo de gastar tanto com os dentes de leite se os mesmos irão cair. Além dos diversos aspectos citados anteriormente, os dentes de leite são anatomicamente semelhantes aos dentes permanentes. Ou seja, possuem coroa, raiz, vasos sanguíneos e nervos. Assim, possuem potencial para causar dor e abscesso nos pequenos.

Por isso, a nossa orientação é que a criança receba cuidados logo nos primeiros meses de vida.

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing