Desmitificando dúvidas sobre a limpeza de dente

 

Fazer uma limpeza de dente correta é a melhor e mais eficaz maneira de manter sua saúde bucal. Mas, em alguns casos, é necessário buscar ajuda profissional para garantir que sua boca e dentes estejam saudáveis.

A recomendação dos dentistas é que a escovação seja feita pelo menos três vezes ao dia, de preferência, após as refeições. O uso do fio dental também é indicado diariamente, visto que ele limpa áreas onde a escova não alcança. O enxaguante bucal só deve ser utilizado se for indicado pelo seu dentista.

 

Os mitos e verdades por trás da limpeza de dente

 

Durante a visita ao dentista, ele analisa a boca e dentes do paciente para detecção de possíveis problemas. É a partir desta avaliação que a limpeza de dente pode ser sugerida ao paciente.

 

No entanto, é bastante comum ler e ouvir histórias, opiniões e até mesmo mitos a respeito da limpeza dental: quem pode ou não fazer, quantas vezes ao ano deve ser realizada, se dói ou não, etc. São diversos os questionamentos por trás do processo.

 

Por isso, resolvemos trazer 5 mitos e 1 verdade sobre o tratamento de limpeza de dente para acabar de vez com suas dúvidas. Vamos lá!

 

1 – Somente adultos precisam da limpeza de dente?

 

MITO! A limpeza dental é indicada para todas as pessoas de todas as idades, conforme necessidade. A recomendação do tratamento está muito mais relacionada à situação e necessidade do que à idade e a quaisquer outras características do paciente.

Dessa forma, em crianças, por exemplo, pode ser feita a profilaxia usando escovinha, pasta profilática e aplicação de flúor para manter os dentes livres da placa dental e de cáries.

Vale lembrar que a placa bacteriana e qualquer doença bucal não escolhem um paciente com idade específica. Por isso, é importante a avaliação de um profissional.

 

apenas-adultos-precisam-mito

 

2 – A frequência da limpeza é de 2 vezes ao ano.

 

MITO! O intervalo e a frequência da limpeza serão determinados pelo dentista. Os motivos pelos quais um paciente precisa realizar a limpeza de dente é variável de pessoa para pessoa.

E ainda existem aquelas pessoas que são mais propensas a desenvolverem tártaro, por exemplo, o que pode exigir um acompanhamento mais frequente e de intervalos mais curtos com seu dentista. Portanto, não é possível determinar o tempo e a quantidade de vezes exatos que um paciente precisa fazer a limpeza dental.

Assim sendo, fica a cargo do profissional determinar quantas limpezas ao ano serão necessárias de acordo com seu paciente.

 

frequencia-de-limpeza-duas-ano-mito

 

 

3 – A limpeza de dente sempre dói muito.

 

MITO! Dor é uma sensação relativa e individual, e sua causa envolve diversos fatores, externos e internos. Além disso, existem pessoas que são mais sensíveis à dor do que outras.

Desse modo, não é correto afirmar que o processo de limpeza dos dentes é bastante dolorido, já que a dor do tratamento dependerá muito mais do paciente do que do processo em si.

Outro fato é que, certamente, a limpeza de dente causará algum desconforto naqueles pacientes que possuem sensibilidade dental e/ou gengival.

 

limpeza-sempre-doi-mito

 

4 – A limpeza de dente sempre dura mais de uma hora.

 

MITO! É impossível determinar o tempo que qualquer tratamento levará para ser executado. A duração da limpeza e de qualquer outro procedimento odontológico resulta de diversos aspectos e fatores nos quais se apresenta a condição do paciente.

Por isso, algumas limpezas podem ser rápidas e curtas, principalmente se o paciente já faz acompanhamento regular com o dentista. Já outras podem levar mais tempo, casos como primeira limpeza, paciente com uma determinada disfunção ou alteração dentária, etc.

Então, é uma inverdade dizer que a limpeza dental sempre vai levar mais de uma hora para ser realizada.

 

dura-mias-que-uma-hora-mito

 

5 – Depois de tirar o aparelho, é preciso fazer limpeza.

 

VERDADE! Após uso do aparelho ortodôntico, é essencial que se faça a limpeza de dente.

É bastante comum entre os pacientes a queixa de que o dente está amarelado e com aspecto “sujo“ quando retiram o aparelho. Isso pode acontecer tanto pela dificuldade de higienização por causa do dispositivo, como também por descuido do paciente.

Neste caso, o dentista indicará a limpeza de dente e, eventualmente, o clareamento como soluções para o problema.

Ainda, o profissional precisa fazer a retirada dos restos de resina que ficam nos dentes provenientes do uso do aparelho. Tudo para deixá-los limpos e garantir satisfação ao paciente.

 

limpeza-depois-de-tirar-aparelho-verdade

 

 

Uma limpeza dental incorreta ou mal executada pode trazer consequências indesejadas e desconfortáveis para o paciente. Pois, além de atingir diretamente sua saúde bucal, afeta também o aspecto estético.

A limpeza de dente é um tratamento importante e indispensável para todos. Por isso, faça visitas regulares ao dentista e consulte-o para uma recomendação segura e acertada de acordo com suas necessidades.

A Oral Vida tem profissionais capacitados e que estão prontos para te atender e indicar o melhor tratamento e solução. Agende já uma visita!

 

Agora é com vocês! Quais afirmações você sempre ouviu a respeito da limpeza de dente e gostaria de saber se é mito ou verdade? Deixe seu comentário que responderemos!

Deixe um comentário

Rua Ilacir Pereira Lima, 559/ Loja 05 - Bairro Silveira - Belo Horizonte - MG | CEP 31.140.540
oralvida@oralvida.com.br | (31) 3484.0505 . (31) 99765.3363

Garden - Consultoria e Marketing